/

Abriu ao público num castelo da Turquia a masmorra subterrânea de Drácula

1

PD Castle Ambras Museum

Retrato de Vlad III, O Empalador, pintado no início do século XVI

Retrato de Vlad III, O Empalador, pintado no início do século XVI

Os primeiros 30 metros de um túnel escondido sob o castelo medieval de Tokat, no norte da Turquia, que os especialistas consideram ter sido a masmorra que prendeu Drácula, reabriu ao público, após três anos em obras de restauração.

O local está ligado ao famigerado Vlad III “O Empalador”, príncipe da Valáquia, mais conhecido em todo o mundo como Drácula, conta o jornal local Hurriyet Daily News.

Responsáveis das autoridades culturais e turísticas locais acreditam que o túnel secreto de 350 metros, descoberto em 2009 juntamente com uma cozinha, duas masmorras e um abrigo militar subterrâneos, terá sido o local de cativeiro do temível príncipe valáquio.

O túnel secreto ligava o castelo às termas de Pervane, no centro da cidade de Tokat.

Segundo o arqueólogo İbrahim Çetin, que fez parte da equipa responsável pelas escavações, Vlad III “O Empalador”,  terá sido mantido preso nestas masmorras entre 1462 e 1474.

Esta opinião é no entanto contestada por alguns arqueólogos, que defendem que Drácula terá estado preso na Roménia.

Vlad III, príncipe da Valáquia, ou Vlad Tepes, nasceu em 1431, na Transilvânia, região no centro da actual Roménia,e morreu em Bucareste em 1476.

Foi príncipe da Valáquia por três vezes, tendo governado a região em 1448, de 1456 a 1462 e em 1476.

Vlad é mais conhecido por sua política de independência em relação ao Império Otomano, cujo expansionismo foi travado na região pela sua resistência.

A alcunha de “O Empalador” é devida às punições excessivamente cruéis que impunha aos seus prisioneiros e pelas atrocidades contra os seus inimigos.

É lembrado em toda a região como um cavaleiro cristão que lutou contra o expansionismo islâmico na Europa, e é ainda hoje um herói popular na Roménia e na Moldávia.

Vlad foi a inspiração para “Conde Drácula”, romance de 1897 do escritor irlandês Bram Stoker que criou o mais famoso vampiro da literatura de ficção e do cinema.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.