//

Abraço fez 1.259 testes rápidos do VIH e 9 deram positivo

1

thefactionist / Flickr

16% dos infectados com VIH nem sequer o sabe

O Projeto +Abraço realizou, entre março do ano passado e agosto de 2014, 1.259 testes de deteção do VIH/Sida, a maioria a estudantes, dos quais 9 deram positivo, segundo dados avançados pela associação.

Este projeto consiste na realização de testes rápidos para o VIH “com o devido aconselhamento pré e pós testes” seguindo as linhas de recomendação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e da Coordenação Nacional para a Infeção VIH e sida.

Os dados, divulgados a propósito do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, que se assinala esta segunda-feira, revelam que apenas 19% utilizam sempre preservativo no sexo vaginal.

Dos 1.259 testes, em que 13 foram repetições, 62% disseram que apenas usam “às vezes” e 15% nunca utilizam.

No caso do sexo oral, 67% disseram que nunca utilizam preservativo, 16% confessaram que usam “às vezes” e 6% utilizam sempre.

goncalochaves / LinkedIn

Gonçalo Lobo, director da Associação Abraço

Gonçalo Lobo, director da Associação Abraço

Questionados sobre se utilizam preservativo no sexo anal, 17% disseram que nunca usam, 14% às vezes e 13% sempre. Os restantes (56%) afirmaram que não praticam este tipo de sexo.

Para o presidente da Abraço, Gonçalo Lobo, estes dados são preocupantes e indicam “cada vez mais a necessidade de trabalhar na prevenção.

“É uma área em que Portugal tem vindo a apostar” e o número de casos tem vindo a diminuir, mas “ainda existe uma franja da população que não usa preservativo nas relações sexuais”, lamentou Gonçalo Lobo.

O presidente da associação defendeu que tem de haver “uma intervenção contínua no âmbito da sexualidade que venha surtir efeitos da prevenção do VIH”.

“Nunca existiu uma política concertada no âmbito da saúde para a prevenção na área do VIH, existem sim ações pontuais mas que não são levadas a cabo de modo contínuo e, quanto estamos a falar na questão da sexualidade, esta não pode ser tratada na pontualidade”, sustentou.

Por outro lado, “ainda há receio das pessoas fazerem o teste e, principalmente, pelos dados que tivemos relativos a 2013, isto acontece mais na população de homens que têm sexo com homens“.

O presidente da Abraço salientou a importância do Dia Mundial de Luta Contra a Sida para alertar novamente para este risco: “Nunca é demais, quando estamos a falar do campo da saúde, das pessoas se protegerem e de terem comportamentos adequados”.

Dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) referem que, em 2013, foram diagnosticadas 1.093 novas infeções, 20,7% das quais já em estadio de sida.

/Lusa

1 Comment

  1. Então e o período de incubação do vírus?!… Se o teste Goreti realizado durante esse período o teste pode ser negativo e, obviamente, haver contaminação!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.