/

“Abre esta maldita porta!”, gritou o comandante

1

“Por amor de Deus, abre a porta. Abre esta maldita porta!”, gritou o comandante do Airbus A320 da Germanwings ao copiloto durante a queda do aparelho, enquanto os passageiros gritavam de desespero, poucos minutos antes da tragédia.

Estes dados estão na caixa-preta que registou os sons do cockpit, e foram revelados pelo jornal alemão Bild na sua edição deste domingo.

O procurador de Marselha, em França, disse esta quinta-feira que a gravação mostrou que o copiloto trancou a porta da cabine quando o comandante foi ao quarto de banho, pouco antes da queda do avião, mas não tinha detalhado o diálogo entre os dois homens.

De acordo com o Bild, durante os primeiros 20 minutos de voo o comandante Patrick Sondheimer e seu copiloto Andreas Lubitz mantiveram uma conversa vulgar.

O comandante explica ao co-piloto, por exemplo, que não teve tempo de ir ao quarto de banho antes de levantar voo em Barcelona.

Às 10h27, o piloto pediu a Lubitz que preparasse a aterragem em Düsseldorf, ao que o piloto responde “espero, vamos ver”.

O comandante deixa a cabine para ir ao quarto de banho e o avião entra em queda.

Imediatamente após a sua saída, ouve-se um “grande barulho”, como se alguém estivesse a tentar entrar na cabine, após o que se ouve a voz do comandante: “Por amor de Deus, abre a porta!“.

Ainda segundo o Bild, ao fundo os passageiros começam a gritar, segundo o jornal.

O comandante tenta então abrir a porta com um machado e grita: “Abre a maldita porta!“.

Às 10h40, o Airbus despenha-se nos Alpes franceses. Ouvem-se gritos desesperados dos passageiros, são os últimos ruídos da gravação.

O avião choca a 700 km/hora e explode, vitimando os seus 150 ocupantes.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.