/

Abatido pela polícia francesa radical islâmico que atacou esquadra

1

Polícias franceses balearam hoje mortalmente um homem que os atacou com uma faca, gritando “Allahu Akbar”, numa esquadra em Joue-les-Tours, no centro oeste do país, tendo já sido aberto um inquérito.

Segundo fonte próxima da investigação, a agressão faz lembrar o modo de agir defendido pelo Estado Islâmico (EI), ativo na Síria e no Iraque, para atacar forças da ordem.

O homem, armado com um facão, entrou na esquadra e feriu na cara um polícia que estava na recepção, assim como outros dois agentes, antes de ser abatido pelos polícias presentes, “que fizeram uso das suas armas de serviço”, precisou o Ministério do Interior de França, em comunicado.

O agressor, um francês nascido no Burundi em 1994, conhecido da polícia por delitos de direito comum, gritou “Deus é Grande” em árabe (“Allahu Akbar”), desde que entrou na esquadra até que foi morto, disse uma testemunha ligada à investigação, citada pela AFP, agência francesa de notícias.

A fonte disse que o homem não estava na lista da direcção-geral de segurança interna, embora o seu irmão fosse conhecido dos serviços, por posições radicais.

“A investigação pende para um atentado contra as forças da ordem motivado pelo islamismo radical”, disse a fonte. A secção antiterrorista da Procuradoria de Paris encarregou-se da investigação, disse fonte judiciária. Em causa pode estar uma tentativa de homicídio e formação de quadrilha, tudo ligado ao terrorismo.

O EI encoraja os candidatos à ‘jihad’, a guerra santa, a atacarem “infiéis”, militares, polícias e mesmo civis.

França é um dos alvos do EI pela participação nos ataques ao grupo, no Iraque.

/Lusa

1 Comment

  1. Digam a verdade em suas reportagens dão News – Infieis = qualquer pessoa que nao sei islâmicas sejam eles policiais, militares e principalmente civis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.