//

A única máquina fotográfica que foi à Lua e voltou vai a leilão

Westlicht

A Westlicht vai leiloar a máquina Hasselblad que foi à Lua numa missão Apollo

A Westlicht vai leiloar a máquina Hasselblad que foi à Lua numa missão Apollo

A única máquina fotográfica da NASA que foi à Lua e regressou à Terra nas diferentes missões Apollo, entre 1969 e 1972, será leiloada em Viena, Áustria, no dia 22 de Março, disseram à agência France Presse os organizadores.

A câmara, que se assemelha a uma caixa prateada e que podia ser presa à parte frontal dos fatos dos astronautas, tem um valor estimado entre os 150 mil e os 200 mil euros, segundo Peter Coeln, proprietário da galeria Westlicht, onde se irá realizar o leilão.

No total, a agência espacial norte-americana enviou 14 máquinas fotográficas nas missões Apollo 11 a 17, entre 1969 e 1972, mas apenas uma regressou, possivelmente devido a problemas com o rolo, disse Coeln.

As câmaras – que pesavam vários quilos – eram abandonadas para permitir aos astronautas trazer para a Terra pedras lunares. O peso era uma das preocupações principais nas missões.

A máquina Hasselblad, que está a ser vendida por um coleccionador italiano, foi utilizada pelo astronauta Jim Irwin para tirar 299 fotografias na missão Apollo 15, em 1971.

NASA

Hasselblad 500 EL NASA 'ELECTRIC CAMERA' (1968), a câmara que foi à Lua e voltou

Hasselblad 500 EL NASA ‘ELECTRIC CAMERA’ (1968), a câmara que foi à Lua e voltou

Uma pequena placa, no seu interior, com o número 38 – o mesmo número que aparece nas fotografias da NASA – “é a prova total de que esta câmara é a verdadeira e que esteve mesmo na Lua”, afirmou Coeln.

A galeria Westlicht, a maior leiloeira do mundo de máquinas fotográficas, já foi palco da venda de equipamento fotográfico histórico. Em 2012, vendeu o protótipo da câmara Leica, feito em 1923, por 2,16 milhões de euros, estabelecendo um recorde mundial.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.