/

Estado gasta mais de 100 milhões de euros por ano em rendas

2

O Estado português gasta, em média, 8,3 milhões de euros por mês para pagar as rendas referentes aos imóveis alugados a privados.

De acordo com o relatório do Sistema de Informação de Imóveis do Estado (SIIE), da Direção-Geral do Tesouro, no primeiro trimestre deste ano, o Estado tinha arrendado a privados 1849 imóveis.

Apesar de ter vindo a diminuir o número de imóveis arrendados a privados, estes ainda custam ao erário público 113,8 milhões de euros por ano, ou seja, cerca de 8,3 milhões por mês, conta esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Segundo o mesmo relatório do SIIE, do primeiro para o segundo trimestre o custo anual em arrendamentos baixou de 113,8 milhões para 101,3 milhões de euros, uma poupança de 12,5 milhões.

Durante o mesmo período, o número de arrendamentos baixou também para 1837 (menos 12).

De acordo com as informações do mesmo relatório, o Estado tinha registado, em junho deste ano, 23.781 imóveis, dos quais 18.026 são prédios e 5.755 são terrenos.

No entanto, tal como escreve o CM, nem todos estão disponíveis porque do total de imóveis, só 11.485 prédios e 5.035 terrenos estavam ocupados totalmente – 1325 prédios e 269 terrenos estavam devolutos.

ZAP

2 Comments

  1. Era interessante levar esta “investigação” mais além saber em que nome estão esses edifícios. Presumo que alguns deles serão de pessoas conhecidas quiçá ligadas a cargos políticos.

  2. Alugam-se carros, aviões, bicicletas … (bens móveis)
    Arrendam-se casas … (bens imóveis)
    Penso que seria importante retificar o texto desta noticia, para que os termos aplicados façam sentido.
    Obrigado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.