/

8 anos depois, Sony volta a liderar mercado dos videojogos graças à PS4

vernieman / Flickr

Lançamento da PlayStation 4 (PS4), da Sony, na Malásia

Lançamento da PlayStation 4 (PS4), da Sony, na Malásia

O gigante tecnológico Sony voltou a tornar-se, pela primeira vez em oito anos, no líder mundial de videojogos, destronando a também japonesa Nintendo graças ao êxito da consola PlayStation 4 (PS4).

A Sony Computer Entertainment (SCE) vendeu um total de 18,7 milhões de consolas no ano fiscal 2013, que no Japão terminou no passado dia 31 de março, segundo dados publicados este domingo pelo diário Nikkei.

O gigante nipónico, que lançou a PS4 em novembro – primeiro nos EUA e no Canadá e depois nos restantes mercados – conseguiu vender quase sete milhões de consolas deste modelo até ao final de março.

Apesar de alguns dos seus dispositivos, como a consola portátil Playstation Vita, terem caído 20% no ano passado, o êxito da PS4 conseguiu compensar os resultados e levar a empresa à liderança do mercado.

Já as vendas das consolas Nintendo diminuíram 31% para 16,31 milhões de unidades devido à queda das vendas da portátil Nintendo 3DS e ao facto de a nova Wii U não ter alcançado o sucesso esperado.

A norte-americana Microsoft, por seu lado, viu as suas vendas aumentarem 16% para 11,6 milhões de consolas, graças ao lançamento, em novembro, do modelo Xbox One nos Estados Unidos e noutros mercados.

A última vez que a Sony liderou a venda de consolas foi em 2005.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.