7 segredos de Hollywood revelados pelo ataque de hackers

Georges Biard / Wikimedia

Angelina Jolie

Angelina Jolie

A decisão da Sony Pictures de cancelar o lançamento do filme The Interview, uma paródia ao regime totalitário da Coreia do Norte, depois de diversas redes de cinema nos EUA se recusarem a exibir a produção por medo de ameaças feitas por um grupo de hackers, é apenas mais um capítulo do drama iniciado pelo ataque cibernético ao estúdio no final de novembro.

O grupo, auto-denominado Guardiões da Paz (GOP) – e que segundo os serviços de inteligência norte-americanos está ligado a Pyongyang -, invadiu a rede de computadores e teve acesso a um grande número de informações confidenciais, incluindo segredos ligados às estrelas de Hollywood.

O GOP vinha libertando as informações aos poucos na Internet. Na semana passada, no entanto, começou a fazer ameaças de ataques terroristas aos cinemas que exibissem o filme.

Mas que segredos são estes?

1. Enredo do novo 007 é revelado

No último fim de semana, a Sony Pictures anunciou que os hackers tinham disponibilizado uma versão do guião do novo filme do agente 007, “Spectre”. Também foram publicados comentários de executivos da Sony sobre o guião, incluindo críticas ao papel do vilão, que será interpretado pelo austríaco Christoph Waltz. Os emails também revelaram a apreensão dos executivos com os custos de produção do filme, cujo orçamento é estimado em 300 milhões de dólares (cerca de 245 milhões de euros).

2. Jennifer Lawrence é “mais barata” que colegas masculinos

Uma troca de emails entre Amy Pascal, vice-presidente da Sony, e colegas de outras empresas revelou que as atrizes Amy Adams e Jennifer Lawrence receberam um cachê menor do que o dos três colegas masculinos com quem protagonizaram o filme Golpada Americana (2013). Apesar de ter um Óscar no palmarés, Lawrence recebeu o equivalente a 7% dos lucros de bilheteira, o mesmo que Adams, quatro vezes indicada para o prémio. O valor é menor que os 9% reservados para Christian Bale, Bradley Cooper e Jeremy Renner.

3. George Clooney pede desculpa por fracasso

A correspondência eletrónica de Pascal também revela que George Clooney pediu desculpas à executiva depois da péssima receção pela crítica ao filme “Caçadores de Obras-Primas”, realizado pelo galã. Em vários emails para Pascal, Clooney praticamente implora pelo perdão da executiva e promete que vai compensar as críticas “com muito dinheiro para si”. A promessa foi cumprida com o sucesso de bilheteira do filme, que arrecadou respeitáveis 150 milhões de dólares (cerca de 125 milhões de euros) ao redor do mundo.

4. Angelina Jolie e Leonardo Di Caprio atacados

Amy Pascal e o produtor Scott Rudin trocaram emails em que Rudin “desanca” a atriz Angelina Jolie. O produtor considera que a atriz tem “um ego desmedido” e é uma “menina mimada com talento mínimo”. Em outras mensagens, Pascal e Marc Gordon, produtor de um biópico sobre a vida do fundador da Apple, Steve Jobs, criticam Leonardo Di Caprio pelo seu comportamento “horrível” – o ator abandonou o projeto em outubro deste ano.

5. Executivos racistas

Pascal e Rudin tiveram que pedir desculpas publicamente depois dos hackers terem disponibilizado os emails com uma piada racista envolvendo o presidente dos EUA, Barack Obama. Em conversa sobre um evento da indústria cinematográfica a que o presidente compareceria, Pascal e Rudin especulam se o presidente americano teria mais interesse em filmes protagonizados por atores negros.

6. A guerra pelos “Caça-Fantasmas”

Em outubro foi anunciada a produção de um remake do filme “Os Caça-Fantasmas”, desta vez com um elenco feminino. Os hackers do GOP revelaram que Jennifer Lawrence, Emma Stone e Melissa McCarthy estão a ser sondadas para o projeto. Também veio à tona que o ator britânico Chaning Tatum apresentou um projeto rival para o remake.

7. Pseudónimos das estrelas

Muitas estrelas de Hollywood são conhecidas não pelos nomes de batismo, mas pelos artísticos. Atorez e atrizes também usam pseudónimos para preservar a sua privacidade, sobretudo quando fazem reservas em hotéis ou restaurantes. Alguns terão que inventar novos nomes, já que os hackers divulgaram essas identidades falsas – Harry Lauder (Tom Hanks) e Lauren Brown (Natalie Portman), por exemplo.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.