/

Governo vai dar 700 euros por mês a jovens “nem-nem”

16

O Instituto Português do Desporto e da Juventude abriu um concurso para 630 bolsas que serão entregues a jovens entre os 18 e os 29 anos que não trabalhem nem estudem.

Os candidatos ao concurso NEET (“Neither in Employment nor in Education or Training”) têm de ter concluído a escolaridade obrigatória e, atualmente, não estarem a trabalhar ou a estudar: os chamados “nem-nem”.

Na primeira fase, cujas inscrições estão a decorrer, há 315 vagas que serão selecionadas de um máximo de mil candidaturas. Em 2018, o programa irá repetir-se com o mesmo número de vagas.

“Na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social (pode ser uma associação juvenil, por exemplo) será avaliado e serão selecionados 90 para ter um apoio de 10 mil euros para avançar”, explicou Carlos Manuel Pereira, do Conselho Diretivo do IPDJ, ao Dinheiro Vivo.

“Os critérios de seleção dos projetos, no final, terão a ver com o potencial de empregabilidade, a relevância do projeto para a comunidade local e a própria sustentabilidade do projeto, sendo estes parâmetros avaliados por um júri composto por entidades externas”, adiantou.

As candidaturas fecham a 6 de março e, desde a abertura do programa, já foram selecionadas 60 candidaturas entre 501 registos no site. O instituto pretende atingir o número máximo de inscrições – 1.000 registos – de forma a preencher as 315 vagas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no conjunto de 2016, cerca de 13,2% (301,1 mil) do total de 2,2 milhões de jovens dos 15 aos 34 anos não tinham emprego nem estavam a estudar.

A par do desemprego jovem que, em 2016, se situou em 28% (menos quatro pontos percentuais face a 2015), as instituições europeias têm mostrado fortes preocupações com o elevado número de jovens “nem-nem”.

ZAP //

16 Comments

  1. Penso que 700,00€ é pouco verifiquem bem que existem pessoas a ir todos os dias para o trabalho sem gostarem do que fazem a ganhar menos.
    Também existem reformados como é o meu caso que recebem menos e trabalharam e descontaram 40 a 50 anos.
    Assim, não resolvemos o problema da juventude mas apenas o adiamos.

    • Excelente resposta caro Fernando Santos, estamos efectivamente a adiar um problema enorme, estes serão os nossos dirigentes no futuro, habituados a bolsas e sabe-se mais o quê…
      não entendo, simplesmente não entendo, fui trabalhador estudante desde os 15 anos, formei-me à noite, hoje em dia parece que pessoas como eu não podem falar duro e dizer que os jovens andam a brincar!
      andam sim senhor e a culpa é dos pais não é deles! os pais facilitam, não educam, não exigem e depois temos jovens a receber mais do que o ordenado mínimo, a serem pagos para estudar… pagos para estudar é de rir, eles quanto muito deveriam auferir os apoios sociais de um formando do IEFP, teriam sim direito a subsidio de alimentação, passe pago e bolsa de formação, dando no máximo 299 euros por mês!
      Isto é um atentado a quem trabalha e paga os seus impostos todos os meses!

    • Acho que pode ser um bom investimento do estado. Vejamos que no Portugal 2020 (conheço mais propriamnte o Norte 2020) em que empresas e universidades concorreram com projetos e receberam apoios financeiros. E aqui não estamos a falar de meros 700 euros, mas milhares de euros.

      Basicamente aquilo que estas empresas receberam foi fundos publicos tal como estes jovens podem receber. Por outro lado, essas empresas empregam.

      E se há pessoas em Portugal com empregos,seja o Sr. Fernando seja o Sr. Alexandre é porque há também empresas que receberam os fundos públicos… fundos esses que também estes jovens recebem e podem vir a ser, se fizerem por isso (lá que têm a oportunidade têm) futuros empresários e até dar oportunidade de emprego. Aliás até poderão vir a dar emprego a pessoas, que no futuro, poderão reclamar dos subsidios que se são dados às empresas e a aspirantes a empresário… mas que na prática podem ser garante dos seus empregos e criadores de riqueza para o país. Os subsidios de desemprgo e RSI são necessários, mas ~podem não estar a criar riqueza. Por sua vez, esta medida, estima-se que tendo em conta a faixa etária e o perfil de candidado procurado (além da orientação e formação especifica) possa ser uma hipótese de ter retorno em termos de riqueza gerada, emprego próprio, pagamento de impostos (e assim devolução indireta do que o estado investiu com eles) e até, quem sabe, criaçãod e postos de trabalho para 3ºs,

  2. Apoio miserável comparado com os muitos mil milhões de crédito vendido pelos bancos e que agora andam a reclamar que é o problema maior do país….. Engraçado era ir pedir a devolução dos prémios que muito senhores receberam por vender crédito a qualquer um e que agora ninguém paga.. Qualquer vendedor só recebe comissões sobre as vendas após boa cobrança…. Nos bancos não, vende-se um crédito por 20 anos e a comissão é paga ao vendedor na hora da “venda”. Em 2006, por um empréstimo a 50 anos de que o banco nunca recebeu qualquer prestação o bancário recebeu 900,00 de prémio… Além dos prémios dos administradores por resltados positivos no exercicio …… Ah, mas agora quem vai pagar é o zépovinho…. Metam os 700 euros no ……….

  3. Eu tenho 60 anos, trabalho desde os 15 anos, fui obrigado a aceitar uma pré-reforma de 700 euros mensais porque a idade da reforma é só aos 66 anos e 3 meses, visto eu não ter os descontos todos na segurança social, pois tenho 18 anos num fundo de pensões em que só posso beneficiar deste fundo se a segurança social me reformar por velhice ou invalidez. É incrível este país! 45 anos de trabalho 25 de descontos na segurança social com o serviço militar obrigatório mais 18 anos de descontos do fundo de pensões, dá 43 anos de descontos e tenho de esperar mais de 6 anos para receber mais 200 euros por mês! Enquanto outros que nunca descontaram nem se quer trabalharam ou trabalham vão receber o mesmo do que uma pessoa que trabalha há mais de 45 anos!
    Isto não pode continuar assim, isto é mau mesmo para estes jovens!
    Fui obrigado por motivos de saúde, como todos sabem a segurança social recusa a invalidez mesmo em casos extramente graves. Foi-me indeferida uma junta médica. Enfim… só dão a quem tem saúde, não trabalha, nunca descontou e agora nunca trabalhou!
    Não haja dúvida que o Professor Marcelo Caetano tinha razão no livro que escreveu há mais ou menos 40 anos. Infelizmente foi como o Júlio Verne só que desta vez em relação a toda a classe política, ou seja, somos governados por escrotos e meninos(as) mimados(as) que não têm consideração por ninguém.
    CONTINUEM ASSIM QUE OS VOSSOS FILHOS E ALGUNS NETOS JÁ ESTÃO A SOFRER. Que Deus proteja todas as crianças em Portugal porque a continuar assim irão sofrer muito!

  4. Aqui está um bom incentivo a não trabalhar e receber mais do que a maioria dos portugueses que trabalham ou que já estão reformados, quanto a finanças públicas pergunto apenas se não estaremos de novo a caminhar para mais um abismo.

    • A miss pigy e seus muchachos espalharam cartazes onde se lê que precaridade nem no público nem no privado. Onde eu acho que não há precaridade é na A. R. onde essa corja de vadios e ociosos está agarrada. Onde eles fazem os seus tachos, os seus restaurantes onde se come por tuta e meia do bom e do melhor, onde eles fazem os seus ordenados e as suas reformas vitalícias. É uma corja de vadios e chupistas que vivem à custa dos meus impostos e ainda tenho de os aturar todos os dias e a toda a hora na TV. Não os aturo tanto, porque quando eles aparecem desligo logo o aparelho. Não vale a pena mudara de canal porque eles estão em todo o lado…!!

  5. Aqui está uma boa medida para a malandragem, embora tenham de ter certos requisitos para o subsídio, muito Chico esperto já esfrega as mãos de contente, aqueles que sabem que Portugal não faz controle em coisa nenhuma, vão estar na linha da frente, depois as empresas continuam a não ter mão de obra qualificada, porque não entregam estes jovens todos sem exceção às empresas para que aprendam a trabalhar? Porquê? Isso não dá votos, é melhor andarem á procura de trabalho e dizerem que não sabem fazer nada, país de incompetentes.

  6. Estúpida geração a minha,eu desde os 14 anos que trabalhava nas obras nas férias de escola até acabar o 12º ano, fui depois distribuir bilhas do gás a ganhar ordenado mínimo para juntar dinheiro para abrir o meu primeiro negócio e criar emprego, estúpido eu que em impostos pago vários destes futuros salários a nem nems e outros parasitas (governantes), pelos vistos tenho mais filhos e não sei.

    A culpa não é dos dementes dos políticos, a culpa é dos papás que se lhes cortassem a mesada para eles não terem gasolina, tabaco e cervejas em cafés os obrigava a serem homens e mulheres de verdade, no meu tempo arranjava-se um trabalho e então sonhava-se com algo melhor agora sentam o cu numa explanada e só querem o “algo melhor”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.