/

60 mortos em confrontos entre membros da Al-Qaeda

balazsgardi / Flickr

-

Pelo menos 60 pessoas morreram em novos confrontos entre membros da Al-Qaeda, apoiados pelas tribos e por rebeldes xiitas que procuram alargar a sua influência ao Iémen, mas terão que enfrentar a resistência sunita.

A rebelião xiita, cujo bastião se encontra em Saada, no norte, aproveitou a instabilidade crónica desde o levantamento de 2011 contra o antigo Presidente Ali Abdallah Saleh para tomar a capital Sana, a 21 de setembro passado.

Depois desceram para o sul, aproveitando a semana passada, tendo passado a semana passada no porto estratégico de Hodeida no Mar Vermelho, conquistando territórios nas províncias de Dhamar, Ibb e Baida.

Se as forças do Governo não reagiram face a este avanço, os rebeldes enfrentam agora represálias da parte dos jihadistas da Al-Qaeda e dos membros de tribos sunitas locais.

Entretanto, pelo menos 15 pessoas, entre os quais crianças, morreram esta segunda-feira num atentado suicida com um carro-bomba contra um espaço ocupado por rebeldes xiitas em Radha, cidade a 150 quilómetros a sul de Sana, na província de Baida, disseram testemunhas e uma fonte tribal.

Na noite de domingo para segunda, 20 combatentes xiitas morreram num outro ataque com um carro-bomba.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.