60 mil visitantes na mostra do Prado no Museu de Arte Antiga

pradoemlisboa.pt

O Prado em Lisboa, no museu de Arte Antiga

O Prado em Lisboa, no museu de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, recebeu 60 mil visitantes na exposição inaugurada há cerca de três meses, com 57 pinturas do século XVII sobre paisagens, provenientes do Museu do Prado, em Madrid.

De acordo com dados hoje divulgados pela Everything is New, empresa responsável pela produção e divulgação da mostra, a exposição totalizou aquela afluência desde a data da inauguração, a 03 de dezembro do ano passado.

Ao fim dos dois primeiros meses, no início de fevereiro, a exposição somava 35 mil visitantes.

Intitulada “Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem do Norte no Museu do Prado“, a mostra de mestres flamengos, holandeses e franceses é a primeira realizada no âmbito de um acordo com o museu espanhol, que cedeu pinturas selecionadas do seu acervo.

São pinturas criadas por 31 mestres, provenientes sobretudo da antiga Flandres e da atual Holanda, como Rubens, Brueghel e Vlieger, e alguns franceses, como Claude Lorrain, que passou quase toda a vida em Itália, especializando-se na pintura de paisagem.

“Paisagem Alpina”, de Tobias Verhaecht, “A vida no Campo” e “A Abundância”, de Jan Brueghel, o Velho, “A Visão de Santo Huberto”, pintada em colaboração com Rubens, “Cerco de Aire-sur-la-Lys”, de Peeter Snayers, e “Bosque”, de Simon de Vlieger, são algumas das obras que o público em geral pode ver no MNAA.

Comissariada por Teresa Posada Kubissa, conservadora do Museu do Prado, da área de pintura flamenga e das Escolas do Norte (até 1700), a exposição é dividida em nove núcleos, correspondentes às diversas tipologias da paisagem, surgidas na Flandres e na Holanda: “A Montanha: encruzilhada de caminhos”, “O Bosque como Cenário: a vida no bosque, o bosque bíblico e a floresta encantada, encontro de viajantes”.

Os restantes núcleos são “Rubens e a Paisagem”, “A Vida no Campo”, “No Jardim do Palácio”, “Paisagem de Gelo e de Neve”, “Paisagem de Água: marinhas, praias, portos e rios”, “Paisagens Exóticas, Terras Longínquas” e, ainda, “Em Itália Pintam a Luz”.

A exposição vai ficar patente no MNAA até ao próximo dia 30.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.