6 aviões russos interceptados no Alasca por caças dos EUA e Canadá

Dmitriy Pichugin / Wikimedia

Caças Micoyan&Gurevich MiG-31 da Força Aérea da Rússia

Caças Micoyan&Gurevich MiG-31 da Força Aérea da Rússia

Seis caças russos entraram numa zona de identificação de defesa aérea dos Estados Unidos da América, perto do Alasca, e foram interceptados por aviões de guerra norte-americanos e canadianos, noticiou a AFP.

Os seis aviões de combate russos terão sido interceptados junto à costa do Alaska por dois caça-bombardeiros F-22 americanos e dois caças CF-18 canadianos.

Segundo o tenente coronel Michael Jazdyk, porta-voz da NORAD, Comando de Defesa Aeroespacial norte-americano, os aviões russos foram identificados como sendo dois caças Mig-31, dois bombardeiros Bear de longo alcance e dois aviões de reabastecimento IL-78.

Os aviões russos deixaram a área sem qualquer incidente, adiantou a fonte militar, acrescentando que aeronaves de combate russas já tinham entrado na zona anteriormente.

Segundo Jazdyk, citado pelo Yahoo, nos últimos 5 anos, caças sob o comando da NORAD interceptaram mais de 50 caça-bombardeiros russos que se aproximaram de espaço aéreo americano, mas “esta foi a primeira vez em muito tempo” que caças russos atravessaram a área.

A NORAD, inicialmente North American Air Defense Command, é a agência responsável pela coordenação estratégica da defesa do espaço aéreo dos Estados Unidos e Canadá.

A ANR, Alaska NORAD Region, mantém desde 1961 vigilância 24/7 sobre o espaço aéreo da região, em virtude da proximidade com o território leste e setentrional da Rússia.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.