/

432 médicos lesaram o Estado em quase mil milhões de euros

3

Prefeitura Rio Bonito RJ

Roubo de vinhetas, falsificação de receitas, vendas fictícias e prescrição abusiva de medicamentos, eis as suspeitas à volta de 432 médicos que terão lesado o Estado em quase um milhão de euros.

São dados avançados pelo Jornal de Notícias que reporta uma investigação da Unidade de Exploração de Informação do Ministério da Saúde que detectou fraudes de 943 milhões de euros no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O processo envolve 432 médicos, 189 prestadores de serviços e seis utentes, conforme adianta o diário, notando ainda que há “suspeitas de conluios entre médicos e farmacêuticos”.

Estão em causa situações de roubo de receitas e de vinhetas médicas, prescrição abusiva de medicamentos comparticipados pelo Estado e falsificação de receitas à revelia dos médicos para levar à aquisição de remédios numa determinada farmácia.

A investigação terá sido iniciada em 2012 e, após as averiguações da Unidade de Exploração de Informação, os processos suspeitos serão encaminhados para a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Judiciária, o Infarmed e a Inspecção-Geral de Actividades em Saúde.

ZAP

3 Comments

  1. Não sei se isto são noticias ou “brincar ao faz de conta que são noticias” ! O titulo fala em MIL MILHÕES, já o corpo da noticia primeiro refere-se a UM MILHÃO e mais adiante a 943 MILHÕES !!!!!!! Que excelência de serviço informativo, que precisão numérica… nada surpreendente para a bosta noticiosa que temos hoje em dia.

    • Meu caro Rui Marques, isso dito assim até parece que o artigo é um completo desastre. O título diz e bem que foram QUASE mil milhões e no texto específica o valor mencionando os 943 milhões.
      O único erro acontece na frase “…suspeitas à volta de 432 médicos que terão lesado o Estado em quase um milhão de euros.” Por este lapso vale a pena criticar o artigo e a qualidade jornalística dessa forma? Francamente não concordo.

      Sobre o assunto, é uma tristeza que tanta gente tente aldrabar o sistema, mas este não será com certeza o único caso. Acho muito positiva a investigação e os resultados que obteve e só espero que este sucesso seja para continuar.

  2. se o homem que foi ao programa da fatima lopes e enganou toda a gente foi parar à cadeia, porque nao colocam estes “bandidos” também na cadeia?
    será que por serem medicos e farmceuticos têm estatuto proprio?
    se for pobre, cadeia com ele
    se tiver um status na sociedade, da-se uma palmadinha nas costas com o aviso de na o tornar a repetir a burla

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.