“40 minutos mais tarde e outras histórias” devolvido à biblioteca… 100 anos depois

(dr) Santiago Mejia, The Chronicle

Webb Johnson devolvendo "Forty Minutes Late and Other Stories" à biblioteca de San Francisco

Webb Johnson devolvendo “Forty Minutes Late and Other Stories” à biblioteca de San Francisco

Um norte-americano devolveu à biblioteca da cidade de São Francisco um livro que tinha sido requisitado pela sua avó 100 anos antes. Mas não foi multado.

Segundo o jornal San Francisco Chronicle, o livro devolvido é uma colectânea de contos de Francis Hopkinson Smith, intitulada “Forty Minutes Late and Other Stories”, que a avó de Webb Johnson pediu emprestado em 1917.

Segundo o neto, a avó faleceu muito jovem, uma semana antes da data em que o livro deveria ter sido devolvido à biblioteca. O homem descobriu o livro em 1996, mas não o devolveu logo porque pensou que fosse propriedade da família, por estar em casa há tantos anos.

Ao devolver o livro, Johnson não pode deixar de dar um suspiro de tristeza, admitindo que se sentia culpado por não ter entregue o livro durante mais de 20 anos.

A biblioteca decidiu não cobrar multa pela devolução do livro com atraso – até porque está actualmente a realizar uma promoção para recuperar livros que por razões diferentes acabaram por não ser entregues no prazo devido. “Entregue agora, esqueça a multa”.

Se tivesse decidido aplicar a multa, contando 10 cêntimos de dólar por dia até hoje, o valor seria de 3.650 dólares, algo como 3.270 euros. “Whew”, disse Webb Johnson.

Um incidente semelhante teve lugar no Reino Unido no ano passado, quando uma reformada devolveu a uma biblioteca escolar um livro 63 anos depois de o ter pedido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.