/

40 mil quilómetros depois, Solar Impulse 2 termina volta ao mundo

1

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

O avião, movido exclusivamente a energia solar, completou esta terça-feira a volta ao mundo que iniciou em março de 2015.

O Solar Impulse II aterrou esta terça-feira em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, às 04h05 (01h05 em Lisboa), de onde tinha partido a 9 de março do ano passado.

O avião fez mais de 40 mil quilómetros, passando por quatro continentes e sem usar combustível.

“Este é um momento muito especial para nós, completámos esta viagem, passo a passo, e estamos muito emocionados com a chegada a Abu Dhabi”, disse à EFE André Borschberg, um dos dois pilotos da aeronave.

Na última etapa, entre o Cairo e Abu Dhabi, o avião foi pilotado por Bertrand Piccard, o outro piloto responsável pela iniciativa.

A volta ao mundo foi feita em 17 voos de mais de 500 horas. Sobrevoou o mar da Arábia, a Índia, a Birmânia, a China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos da América, o sul da Europa e o norte de África.

O Solar Impulse II pode atingir uma velocidade máxima de 140 quilómetros por hora. A sua envergadura é de 72 metros e o seu peso é de apenas 2.300 quilos, o equivalente a um automóvel.

O avião, movido exclusivamente por energia solar, recolhe a energia através de cerca de 17.200 células solares que cobrem as suas asas e a fuselagem.

O projeto, liderado pelos dois pilotos suíços, pretende consciencializar e convencer os líderes políticos da necessidade de optar por soluções tecnológicas que preservam o ambiente.

ZAP / Lusa / ABr

1 Comment

  1. É que os lideres politicos, já estão mesmo consciencializados e convencidos…
    (como se isto lhe trouxe-se algum retorno…)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.