40 mil bebés continuam à espera da vacina da BCG

PAHO / WHO

-

A vacina da BCG, contra a tuberculose, continua em falta. A última previsão da Direção-Geral de Saúde apontava para o fim de novembro, mas a única farmacêutica europeia que faz a vacina falhou a data. Agora, esta só deverá chegar em janeiro.

As autoridades portuguesas afirmam, no entanto, que este atraso não é motivo para preocupação. A subdiretora geral da Saúde deixou até uma mensagem de tranquilidade para todos os pais.

“Sei que estão bastante angustiados porque tiveram os seus filhos em 2015 e ainda não foram vacinados, mas para a população em geral o risco é muito baixo pois o país atingiu um elevado controlo da tuberculose”, disse à TSF Graça Freitas.

A responsável explica que Portugal teve de ativar um plano de contingência e procurar um laboratório alternativo, uma vez que ainda não há data prevista para receber a vacina da Dinamarca, país onde os lotes contratados continuam em avaliação de qualidade.

“A fonte com uma vacina mais parecida com a que usamos será um laboratório japonês que cumpre todas as regras de segurança”, explicou.

A responsável da DGS avança que, ao fim de seis meses sem a BCG, existem mais de 40 mil bebés à espera da vacina.

Como não será possível vacinar todos no início de 2016, pois o país “não tem recursos nem vai receber vacinas suficientes para todas as crianças” em falta, serão criados grupos de maior ou menor risco, que depois poderão estar relacionados com a idade do bebé.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.