/

38 mil espanhóis saíram à rua em Barcelona

Marc Puig i Perez / Flickr

-

Dezenas de milhares de pessoas concentraram-se este domingo, dia da Hispanidade, em Barcelona num protesto contra a consulta separatista que foi suspensa pelo Tribunal Constitucional mas que se vai realizar em novembro.

Convocados pela plataforma contra a independência e com o apoio dos dirigentes do PPC, Ciutadans e UPyD, a manifestação decorreu na Praça da Catalunha, onde se reuniram 38 mil pessoas, de acordo com as autoridades presentes no local.

Trata-se de um número superior ao registado em 2013, na manifestação convocada pela plataforma ‘Som Catalunya, somos España’ que reuniu 30 mil pessoas, segundo os dados da polícia municipal.

Com o lema “’12 d’octubre, l´’Espanhya de tots’ (12 de Outubro, A Espanha é de todos) os organizadores e participantes reivindicam “uma Catalunha sem complexos” que não quer renunciar a Espanha, pedindo para que sejam abandonados “diálogos absurdos” e que os “desafios contra a legalidade cheguem ao fim”.

Apesar de os dirigentes presentes terem apelado ao diálogo e à convergência de opiniões, ouviram-se protestos contra o atual governo da Catalunha e contra os partidos soberanistas.

Ouviram-se os cânticos “Eu sou espanhol“, “Espanha unida jamais será vencida” e “Catalunha é Espanha”.

Com a consulta separatista no horizonte, as organizações que estiveram na concentração criticaram o presidente da Generalitat, Arur Mas, pedindo a convocação de eleições antecipadas pelo “fracasso” no Executivo.

No local não se registaram incidentes, mas segundo os organizadores um autocarro que transportava manifestantes foi atacado por um grupo de pessoas encapuzadas que chamaram “fascistas” aos ocupantes e lançaram pedras contra o veículo.

Este domingo, feriado em Espanha, assinalou-se a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, em 1492.

Apesar da posição do governo e da decisão do Tribunal Constitucional, Mas agendou a consulta sobre a soberania da Catalunha para o dia 09 de novembro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.