/

Mais de 36 milhões de espanhóis votam este domingo

As urnas já abriram em Espanha. Seis meses depois das eleições que nada resolveram, o país vai hoje de novo a votos.

Mais de 36,5 milhões de espanhóis são chamados a ir às urnas para escolher os 350 deputados e 208 senadores que irão tentar desbloquear o atual imbróglio político.

Nos últimos seis meses, os partidos foram incapazes de chegar a acordo para a formação de um Governo.

As últimas sondagens, publicadas no passado fim-de-semana, davam conta de que o PP (Partido Popular, de direita), do chefe do governo de gestão, Mariano Rajoy, deverá continuar a ser o mais votado, chegando aos 30% dos votos, quando nas últimas eleições, em dezembro, alcançou 28,7%.

A grande surpresa poderá ser o Unidos Podemos (uma aliança de esquerda, comunistas, ecologistas e partidos regionais), que as sondagens indicam poder chegar aos 26% dos votos e ultrapassar o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que nos últimos 35 anos alternou à frente do Governo espanhol com o PP.

O PSOE poderá ser o fiel da balança, com as sondagens a darem-lhe cerca de 21% dos votos, quando em dezembro obteve 22%, e a ter de tomar a difícil decisão de se coligar à esquerda ou à direita, o que lhe poderá tirar ainda mais votos para o futuro.

Estas eleições têm um custo para o Estado de 130,6 milhões de euros, uma quantia que é praticamente idêntica à gasta nas últimas eleições de 20 de dezembro.

As assembleias de voto abriram às 09:00 (08:00 em Lisboa) e encerram às 20:00 (19:00), com os resultados praticamente definitivos a serem conhecidos cerca das 22:30 (21:30), segundo fontes responsáveis pelo escrutínio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.