//

30 minutos de exercício reduzem a metade risco cardíaco em mulhes acima dos 30

sean dreilinger / Flickr

-

A falta de exercício é o maior factor de risco para o aparecimento de doenças cardíacas em mulheres acima dos 30 anos, revelou um novo estudo.

A investigação foi feita por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 30 mil mulheres do país nascidas nas décadas de 20, 40 e 70.

Os cientistas constataram que o tabagismo teve o maior impacto sobre o risco de doenças cardíacas em mulheres abaixo dos 30 anos.

No entanto, à medida em que as mulheres ficavam mais velhas e abandonavam o cigarro, a falta de actividade física passou a ter influência dominante sobre o aparecimento de problemas ligados ao coração.

A pesquisa foi publicada na revista científica British Journal of Sports Medicine.

Segundo os cientistas, as autoridades de saúde devem continuar a encorajar as pessoas a deixar de fumar, mas deveriam também concentrar-se em promover a prática da actividade física.

“Precisamos de um maior empenho das autoridades no sentido de manter as mulheres de meia-idade activas, para que possam chegar à velhice mais saudáveis e praticando exercícios físicos”, disse à BBC Wendy Brown, professora do centro para a pesquisa sobre o exercício, actividade física e saúde da Universidade de Queensland.

Brown sugere às mulheres que façam exercícios de pelo menos 30 minutos por dia para reduzir os riscos de problemas cardíacos.

“Garanto que qualquer mulher que faça pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia vai sentir grandes melhorias na sua saúde”, diz Brown.

“A prática de actividade física, por si só, reduz em 50% o risco de doenças cardíacas“, acrescenta.

Os investigadores afirmam ainda que se todos as mulheres acima de 30 anos na Austrália seguissem as directrizes recomendadas de exercício físico, cerca de 3 mil vidas poderiam ser salvas por ano no país.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.