//

30% dos empresários não encontram os trabalhadores de que precisam

3

Cerca de 30% dos empregadores portugueses não contratam porque não encontram trabalhadores com as competências de que precisam, concluiu um estudo feito pela consultora McKinsey, hoje divulgado, e que inclui informação sobre Portugal.

Apenas 46% dos empregadores portugueses consideram que há trabalhadores formados em programas de educação relevante para o mercado em número suficiente, o que quer dizer que “os jovens [portugueses] estão a estudar as coisas erradas”, de acordo com o estudo “Educação e Emprego: Levar a juventude da Europa para o Trabalho”.

“Três em cada 10 empregadores portugueses respondeu que não está a ocupar as vagas porque não conseguem encontrar candidatos com as competências certas e isto é um assunto particularmente crítico nas empresas pequenas”, tendo Portugal uma carência no que se refere à capacidade de resolver problemas e à proficiência em inglês.

Esta insatisfação dos empregadores é também partilhada pelos estudantes portugueses: menos de metade (47%) considera que a sua educação pós-secundária melhorou as suas oportunidades de emprego.

O estudo – que incidiu também sobre o mercado de trabalho de França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Espanha, Grécia e Itália – foi este sábado apresentado em Lisboa, por Raul Galamba, da McKinsey, numa conferência organizada pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em Lisboa.

/Lusa

3 Comments

  1. Só não consegue contratar quem quer pagar a côdea dos 485E para isso só mesmo os elementos governativos é que trabalham com esses honorários. Quem quer um trabalho sério e dar um determinado valor ao seu esforço tem que emigrar para ser renumerado honestamente. Assim como os empresários portugueses deviam ter um pouco de vergonha naquilo que pagam, pelo facto de quando Cavaco Silva esbanjava dinheiros públicos à dita indústria portuguesa esses senhores só esbanjaram como ainda colocaram esses dinheiros dados pelo vosso belo presidente no estrangeiro. Portanto querem trabalhadores que lhes paguem que eles aparecem.

  2. Isso é tudo treta!!
    Eles querem é pretexto para pagar o salário minimo!!! Onde já se viu um eletricista, um marceneiro, 1 engenheiro, a ganharem 480€
    São é empresários chulos! Porque é que eles não dizem especificamente aquilo que querem?
    Tenho curriculo com grande experiência na minha area com mais de 20 anos e quando sou chamado, surge sempre algo em falta na experiência. depode verem o curriculum(nacional e internacional), eles procuram algo que não esteja lá e dizem que não tendo experiência naquilo, que é dificil. A não ser que fiquemos de inicio a ganhar o salario minimo e depois logo se vê.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.