29 toneladas de cera queimadas em Fátima nos últimos dois dias

1

marcos ojeda / Flickr

-

Vinte e nove toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima entre a manhã de terça-feira e as 13h desta quarta-feira, quando terminou a peregrinação internacional de maio ao templo.

Durante estes dois dias, foram frequentes as filas de pessoas junto ao tocheiro, onde eram visíveis, por vezes, as labaredas, com os peregrinos forçados a atirar as velas para o local.

No ano passado, “apenas” 20,8 toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima.

Devido à peregrinação internacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acionou a operação “Fátima 2015”, no âmbito da qual foram prestadas, até às 11h de hoje, 230 assistências a peregrinos.

Fonte do centro de comando disse à Lusa terem sido reportadas “menos situações do que no ano passado” e que os pedidos de assistência foram referentes a “casos normais em todas as peregrinações”.

A maioria das pessoas foi assistida no hospital de campanha instalado no estádio municipal de Fátima, referiu a mesma fonte, sublinhando que “apenas 38 pessoas tiveram que ser transportadas para os hospitais de referência”, nomeadamente 12 pessoas, com queixas na área da ortopedia, encaminhadas para a unidade de Abrantes e os restantes para o hospital de Leiria.

Já no posto de socorros do santuário foram atendidas até às 13h de hoje cerca de meio milhar de pessoas, tendo cerca 1.176 recorrido aí ao lava-pés, de acordo com os dados estatísticos divulgados pelos Servitas.

O apoio dos Servitas envolveu um total de 203 pessoas, entre as quais 30 escuteiros, seis médicos e seis enfermeiros.

Ainda neste espaço, foram acolhidos 345 doentes para a bênção no âmbito da missa final da peregrinação e outros 42 para retiro.

No último dia da peregrinação internacional, os parques de estacionamento nas imediações do santuário, registavam, durante a missa, uma ocupação próxima dos 100 por cento.

À Lusa, o oficial de relações públicas da GNR, major Pinto Reis, adiantou às 13h30 que o trânsito na cidade de Fátima estava a processar-se de “uma forma lenta, mas sem paragens”.

No âmbito da criminalidade, Pinto Reis esclareceu que “existem cerca de uma dezena de participações por extravio de carteiras”, adiantando que foram recuperadas cinco.

A peregrinação de 12 e 13 de maio, a primeira grande celebração do ano a Fátima, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

/Lusa

1 Comment

  1. Espero bem que paguem IVA!
    Já bastam os milhões que vão para os cofres da Igreja livres de impostos, enquanto o povo é sacrificado!!
    Já é mais do que tempo desse parque temático religioso chamado Fátima (e que gera milhões todos os anos), começar a pagar os devidos impostos!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.