/

200 fracturas depois, “Miss Ossos de Vidro” consegue ser mãe

BBC

Marie-Ann Andrews e o filho, Mark

Marie-Ann Andrews e o filho, Mark

Uma mulher que sofreu mais de 200 fracturas ósseas na vida, por ter uma doença rara, conseguiu concretizar o sonho de ser mãe.

Marie-Ann Andrews, natural de Milton Keynes, na Grã-Bretanha, tem uma enfermidade conhecida como a “Doença dos Ossos de vidro” ou osteogénese imperfeita.

A osteogénese imperfeita impediu que ela crescesse mais que 1,2 metros, já que os seus ossos estavam sempre a fracturar-se. O seu irmão mais novo, que sofria da mesma doença, morreu aos 9 anos de idade, após uma queda acidental.

MarieAnn contou à BBC que, quando estava na adolescência, decidiu que pararia de sentir pena de si própria e escreveu uma lista de objectivos.

E com o tempo, MarieAnn foi conseguindo atingir todos os objectivos que perseguiu – inclusive o de ser mãe.

“Eu podia desistir de tudo, ou tentar fazer o melhor que posso com o corpo que tenho. É como eu encaro as coisas”, diz.

“Quando eu era criança, tinha a mesma aparência das demais crianças. Foi apenas quando comecei a crescer mais rapidamente que os meus ossos começaram a fracturar-se, fiquei mais deformada, e fiquei com uma aparência diferente.”

O marido de Marie-Ann não tem a doença. Havia 50% de probabilidades de o seu filho, Mark, herdar a doença da mãe, mas a criança, com dez meses de idade, ainda não apresentou nenhum sintoma.

A mãe de Marie-Ann Andrews morreu há mais de um ano, e a britânica precisou de contratar uma assistente, Vicky, para ajudar a família com as tarefas do dia a dia.

“Com dez meses, ele já se consegue levantar sozinho. Eu não consigo levantá-lo sozinha, e acho que ele sabe disso. Ele sabe que há coisas que a mãe não consegue fazer”, diz Marie-Ann.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.