/

20 mil utentes do Norte poderão ficar sem médico de família

O presidente da Ordem dos Médicos/Norte (CRNOM) admitiu que cerca de 20 mil utentes da região Norte fiquem sem médico de família devido a “graves problemas dos concursos médicos”.

“Se nada for feito para garantir a integração de todos os especialistas” no concurso para ocupação de lugares de assistente em Medicina Geral e Familiar (MGF), o presidente do CRNOM afirma que “cerca de 20 mil utentes” da região Norte “vão voltar a ficar sem médico de família”.

Em comunicado, Miguel Guimarães salienta que “apesar do procedimento concursal mais recente (e que abrange os médicos que obtiveram a sua especialidade na 2ª época de 2015) ser nacional e coordenado pela ACSS, a realidade é que os erros e irregularidades do concurso da 1ª época não estão a ser resolvidos de forma equitativa”.

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte recorda que na 1ª época, gerida a nível regional, 20 especialistas de MGF ficaram excluídos por falta de vagas.

“Ao permitir que este grupo de jovens especialistas seja incluído neste segundo concurso de 2015 (uma medida positiva), sem que haja um aumento proporcional do número de vagas na ARS Norte, a ACSS defrauda as expectativas do grupo de médicos que concorre agora pela primeira vez limitando para todos os possíveis concorrentes (da 1ª e 2ª épocas) a possibilidade de acesso ao emprego“, sustenta o responsável.

Miguel Guimarães aponta ainda outros erros nestes concursos que, em seu entender, “condicionam irremediavelmente os procedimentos”.

“Os procedimentos de seleção continuam a ser fechados, sem qualquer garantia de ausência de conflitos de interesses por parte dos júris, e sem critérios de avaliação objetivos que valorizem claramente a formação adquirida e que sejam publicados previamente”, refere.

Lamentando todo “o caos que se viveu no concurso da 1ª época e que agora ameaça repetir-se”, Miguel Guimarães assevera que “o grau de satisfação e motivação dos jovens médicos nunca foi tão baixo, como de resto o demonstram os vários estudos que têm sido realizados, as elevadas taxas de emigração e opção pelo setor privado”.

Miguel Guimarães exorta o Ministério da Saúde e a ACSS “a contemplar de imediato mais 10 vagas na ARS Norte, respeitando o equilíbrio necessário para resolver a inclusão, no mesmo procedimento concursal, de dois grupos de médicos do norte que concluíram a sua formação em épocas distintas”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.