//

18 mil empresas chamadas a pagar 24 milhões por recibos verdes

1

wili_hybrid / Flickr

-

A Segurança Social notificou 18 mil empresas para pagar 24 milhões de euros de taxas contributivas por estas entidades serem responsáveis pelo pagamento de pelo menos 80% do rendimento de trabalhadores independentes, segundo fonte oficial do Instituto de Segurança Social.

Segundo o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social, as pessoas coletivas e as pessoas singulares com atividade empresarial que “no mesmo ano civil beneficiem de pelo menos 80% do valor total da atividade de trabalhador independente, são abrangidas pelo presente regime na qualidade de entidades contratantes”.

E nesta situação, segundo a mesma legislação, a “taxa contributiva a cargo das entidades contratantes é de 5%”, um valor que se destina “à proteção destes trabalhadores na eventualidade de desemprego”.

É esta taxa que está agora a ser pedida a estas empresas e que segundo a mesma fonte oficial do Instituto de Segurança Social abrange 44.300 trabalhadores independentes.

“Este apuramento implicou a devida articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, nomeadamente ao nível da comunicação de dados, uma vez que a apresentação da declaração anual de atividade, em 2013, foi efetuada através de preenchimento do Anexo SS, do Modelo 3 de IRS”, explica a mesma fonte.

/Lusa

1 Comment

  1. Este “IMPOSTO” é um roubo é defraudo tudo e todos, se é para uma eventual despedimento está correto, mas acontece que o trabalhador com recibos verdes não tem direito a tal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.