/

174 overdoses em 6 dias nos EUA atribuídas a tranquilizante de elefantes

1

Identity Photogr@phy / Flickr

-

Segundo as autoridades norte-americanas, os estados de Indiana, Ohio e Kentucky contabilizaram em 6 dias 174 casos de overdose, provavelmente devido a uma combinação de drogas que envolve heroína e carfentanil, um tranquilizante de elefantes.

O carfentanil é um tranquilizante 10 mil vezes mais poderoso que a morfina. Segundo a agência americana antidrogas, “é usado para imobilizar animais de grande porte”.

As autoridades suspeitam de que a população esteja a ingerir ainda outro opiáceo semelhante – o fentanil, um analgésico muito poderoso – que apesar de ser cem vezes mais fraco que o carfentanil, também é letal em caso de overdose.

Segundo o chefe da polícia de Newton, Thomas Synan, a média de overdoses por semana é de 25 casos, um valor que aumentou, na semana-passada, possivelmente devido a um “lote” de heroína que chegou a Cincinatti e foi distribuída para outros locais.

“Acho que isso mostra a insensibilidade dos indivíduos que estão a vender esta droga. Eles não se preocupam com a pessoa que está a comprar a droga nem com as comunidades que afetam” adiantou, citado pelo The Independent.

De acordo com Thomas Synan, os consumidores nunca sabem se a heroína foi ou não alterada e apenas sentem, após o consumo, os efeitos mais fortes e as consequências da mistura com o carfentanil.

Seis mortes já foram relacionadas com o uso de carfentanil, mas ainda não foi provado que todas as 174 overdoses tenham sido causadas pelo uso dessa substância, apesar de haver semelhanças entre os casos.

“Não podemos confirmar, a curto prazo, se alguém ingeriu fentanil, carfentanil ou apenas heroína, porque os testes apenas revelam um sinal positivo ou negativo para opiáceos”, disse Nanette Bentley, porta-voz da Misericórdia de Saúde, citada pelo The Washington Post.

A polícia vai investigar a região onde as overdoses ocorreram, para tentar encontrar a origem da distribuição da nova droga.

BZR, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.