/

13 novas e surpreendentes espécies descobertas em 2013

Todos os anos, os cientistas acrescentam algo ao catálogo da vida na Terra, descobrindo e descrevendo novas espécies que ninguém antes conhecia. 2013 não foi excepção: espécies desconhecidas e fascinantes foram descobertas – uma das quais, em Portugal.

Algumas destas novas espécies, como é fácil imaginar, são descobertas nas profundezas de selvas pouco exploradas. Mas outras são encontradas bem no meio de cidades, escondidas à vista de todos.

Algumas espécies descobertas tinham sido confundidas com outras, parentes chegados num ramo próximo da taxonomia. Outras, são tão pequenas ou vivem num sítio tão remoto que simplesmente escaparam despercebidas.

Novas espécies de insectos, bactérias e vírus são descobertos com frequência. No entanto, novos mamíferos são raros.

Com surpresa para toda a comunidade científica, este ano um novo mamífero foi descoberto na América do Sul.

De orquídeas vulcânicas a tubarões que andam, passando por sapos de chocolate e formigas piratas, eis 13 das mais fascinantes espécies descobertas em 2013.

 

Cheirogaleus lavasoensis: Este lémure anão foi descoberto quando cientistas estavam a recolher amostras de tecido de outra espécie conhecida de lémure, e concluíram que tinham encontrado uma nova espécie não anteriormente identificada. Tal como todos os lémures, vive na ilha de Madagáscar, na costa leste de África.

 

Platanthera azorica: Esta nova espécie de orquídea foi encontrada no cume de um vulcão dos Açores. A espécie tinha na realidade sido recolhida há 170 anos, mas não foi estudada nem reconhecida como uma nova espécie até ser redescoberta e classificada pelo botânico Richard Bateman, do Kew Royal Botanic Gardens, de Londres. Segundo Bateman, é urgente preservar a espécie, ameaçada por outras espécies invasivas e pela destruiçção do seu habitat.

 

Bassaricyon neblina: Cientistas do Instituto Smithsonian, nos EUA, descobriram uma nova espécie nas florestas da Colômbia e do Equador. Baptizado de olinguito, é a primeira nova espécie carnívora descoberta no Hemisfério Ocidental em 35 anos. Foi necessária mais de uma década para identificar o mamífero, uma descoberta que, segundo os cientistas, é muito rara em pleno século 21.

 

Hemiscyllium Halmahera: Na costa da ilha de Halmahera, na Indonésia, foi descoberta esta nova espécie, um tubarão que anda. O Hemiscyllium Halmahera move-se no leito do mar usando as barbatanas para ganhar impulso.

 

Niumbaha superba: Apesar de ter sido descoberto em 1939, apenas este ano investigadores do Sudão conseguiram identificar e descrever este morcego, que tem manchas e listas brancas pelo corpo, a fazer lembrar um urso panda.

 

Zospeum tholussum: Um caracol terrestre com uma concha transparente, a espécie é mais uma da família dos Ellobidae e foi descoberta em Lukina Jama-Trojama, um complexo de cavernas profundas na Croácia, uma das 20 mais profundas do mundo.

 

Saltuarius eximius: Uma expedição às montanhas do Cabo Melville, uma região remota do norte da Austrália, resultou na descoberta de três novas espécies de vertebrados. A mais surpreendente é este pequeno lagarto com a cauda achatada, em forma de folha, batizado de Saltuarius eximius.

 

Hypsiboas sp: o cocoa frog, ou sapo de cacau, assim baptizado pela sua peculiar cor achocolatada, é uma nova espécie arbórea, e usa discos circulares nos dedos para trepar às árvores.

 

Tapirus kabomani: Investigadores descobriram esta espécie de anta da região da Amazónia. A descoberta foi apresentada na ‘Journal of Mammalogy’, mas a pequena anta, que vive na bacia do rio Amazonas no Brasil e na Colômbia, já era conhecida das tribos indígenas locais.

 

Orthotomus chaktomuk: Outra espécie encontrada mesmo debaixo do nariz dos investigadores, em plena cidade de Phnom Penh, capital do Cambodja, com um milhão e meio de habitantes. Com rara plumagem alaranjada na cabeça, o pássaro-alfaiate cambodjano prefere viver em matagais e várzeas. A espécie já foi incluída na lista vermelha da ONU.

 

T. kircherorum: Este novo roedor foi descoberto na província de Chubut, na Argentina. Foi baptizado de T. kircherorum, em homenagem ao ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner e à actual presidente, Cristina Fernandez de Kirchner.

 

Austromerope brasiliensis: Uma nova espécie de insecto foi descoberta no Brasil. Este estranho membro da família Meropeidae, com dois pares de asas e algo parecido com um par de “forceps” na traseira, foi encontrado na Mata Atlântica.

 

Cardiocondyla pirate: Cientistas investigavam a floresta tropical das Filipinas quando descobriram esta nova espécie de formiga com uma curiosa lista negra por cima do olho, como se fosse uma pala. Ganhou imediatamente o muito apropriado nome de formiga pirata, Cardiocondyla pirate. Presumivelmente, a faixa negra terá como função distrair eventuais predadores.

ZAP / BBC / LiveScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.