//

As 12 vítimas do atentado ao Charlie Hebdo em Paris

2

A França continua em estado de choque depois do atentado terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo, na manhã de quarta-feira, que vitimou 12 pessoas, entre as quais cinco dos principais caricaturistas do semanário – Charb, Wolinski, Cabu, Tignous e Honoré – e o economista Bernard Maris.

Três homens vestidos de preto, encapuzados e armados atacaram a sede do Charlie Hebdo, no centro de Paris, provocando 12 mortos e 11 feridos, quatro dos quais em estado grave, no atentado mais mortífero dos últimos 50 anos em França.

Fique a conhecer as vítimas do atentado:

Stéphane Charbonnier
Conhecido por Charb, era caricaturista e director do Charlie Hebdo. Tinha um traço satírico irreverente, como poucos, e provocador. Tinha 47 anos.

Jean Cabut
Ou simplesmente Cabu, como assinava os seus desenhos. Caricaturista considerado um dos pilares do Charlie Hebdo e o seu mais antigo elemento – colaborava com o jornal desde a sua fundação, em 1970. Tinha 76 anos.

Georges Wolinski
Desenhador e também um dos caricaturistas elementares do Charlie Hebdo. Considerado um dos melhores cartoonistas do mundo, é ainda conhecido pelas suas Bandas Desenhadas eróticas. Era presidente do júri da competição portuguesa Porto Cartoon. Tinha 80 anos.

Bernard Verlhac
De nome artístico Tignous, era desenhador e outro dos elementos fundamentais da caricatura no Charlie Hebdo. Tinha 57 anos.

Philippe Honoré
Editor e desenhador do Charlie Hebdo que assinava simplesmente como Honoré. Tinha 73 anos.

Bernard Maris
Conhecido por “Tio Bernard”, foi um dos fundadores do Charlie Hebdo. Era accionista e cronista do jornal. Economista de formação e comentador no France Inter. Tinha 68 anos.

Michel Renaud
Cronista do Charlie Hebdo e fundador do “Rendez-vous du carnet de voyage” de Clermont-Ferrand, um festival em torno das viagens e dos livros de viagens.

Elsa Cayat
Psicanalista e Cronista.

Mustapha Ourrad
Revisor de texto.

Franck Brinsolaro
Polícia. Era o responsável pela protecção pessoal ao caricaturista Charb, várias vezes ameaçado de morte por causa dos seus desenhos. Tinha 49 anos.

Ahmed Merabet
Polícia. Foi abatido no meio da rua, quando estava ferido e estendido no chão. Tinha 42 anos.

Frédéric Boisseau
Agente de serviço. Estaria de visita ao edifício do jornal.

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.