//

112 mil galinhas abatidas após surto de gripe das aves no Japão

ninja gecko / Flickr

-

O Japão ordenou o abate de cerca de 112.000 galinhas, depois de este domingo terem sido confirmadas infeções com o vírus da gripe das aves no sul do país.

Testes de DNA confirmaram a estirpe H5 do vírus numa propriedade agrícola na prefeitura de Kumamoto, que mantinha 56.000 aves, depois de o seu proprietário ter reportado no sábado várias mortes súbitas entre as suas aves, disse o Ministério da Agricultura num comunicado.

As autoridades ordenaram o abate de mais 56.000 aves noutra numa exploração agrícola do mesmo empresário, informou o ministério.

Este foi o primeiro surto de gripe das aves confirmado no Japão em três anos.

As autoridades têm, no entanto, vindo a advertir os agricultores sobre os riscos de infeção, atendendo à propagação da doença na Ásia, incluindo na vizinha Coreia do Sul.

As autoridades locais proibiram, no sábado, o transporte de aves provenientes das duas propriedades agrícolas afetadas, assim como de outras nas proximidades.

Além da realização de testes a aves de outras explorações, as autoridades estavam a estabelecer áreas para a desinfeção de veículos que circulam nas principais estradas junto às referidas explorações agrícolas, de forma a evitar a propagação do vírus.

Uma equipa de peritos vai ser enviada pelo governo para identificar a causa das infeções recentes e para apoiar as autoridades locais.

O ministro porta-voz, Yoshihide Suga, reuniu com vários ministros, incluindo o da Agricultura, Yoshimasa Hayashi, para debater o surto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.