/

11 vezes na urgência não chegaram para detetar tumor fatal

20

Adolescente andou durante três anos nas urgências do hospital e o diagnóstico foi sempre estado de ansiedade. Acabou por morrer com um tumor no cérebro.

Durante três anos, Sara Moreira, uma jovem de Recarei, Paredes, deu entrada 11 vezes nas urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Segundo o Jornal de Notícias, os médicos apresentaram o mesmo diagnóstico em todas as ocasiões, isto é, estado de ansiedade.

A verdade é que a adolescente, na altura com 19 anos, acabou por morrer dois dias depois da sua última passagem pelo hospital. A autópsia revelou que tinha alojado na cabeça um tumor com 1,670 quilogramas.

O caso aconteceu em 2013 e os pais de Sara desde então alegam que houve negligência médica, tendo avançado com uma ação em tribunal contra o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, ao qual pertence o hospital de Penafiel.

De acordo com as informações divulgadas pelo JN, a jovem nunca foi submetida a uma tomografia axial computorizada (TAC) ou a uma ressonância magnética.

Sara terá começado a sentir fortes dores de cabeça em 2010, altura em que se dirigiu ao hospital pela primeira vez. A este sintoma juntaram-se os vómitos, perdas de consciência e dificuldade em controlar a urina.

Os médicos terão dito que a adolescente “andava nervosa por causa dos estudos” e, segundo a progenitora, em declarações ao jornal, até suspeitaram de uma possível gravidez.

O hospital em questão não quis comentar o caso, alegando ao JN que o processo está a decorrer em segredo de justiça e que o caso aconteceu num período anterior à da atual administração.

O Ministério Público também abriu um inquérito para investigar o incidente que, até agora, ainda não teve qualquer conclusão.

Governo pede esclarecimentos

Adalberto Campos Fernandes, que inaugurou em Leiria a unidade de ambulatório do Serviço de Pneumologia do Centro Hospital de Leiria, assumiu ter “pouca informação” sobre o caso, mas adiantou ter pedido a investigação.

“Tive conhecimento pela comunicação social. Infelizmente, creio que se trata de um caso ocorrido em 2010, há cerca de seis anos”.

“Como noutras circunstâncias, pedi à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde que iniciasse um processo de esclarecimento sobre o que se passou”.

Segundo o ministro da Saúde, é necessário “reconstruir-se o caso” e disse também esperar “mais notícias ao longo do dia sobre o que se passou” com Sara, a jovem de 19 anos.

ZAP / Lusa

20 Comments

    • Ainda há dias, fui pela primeira vez, às urgências do Garcia da Horta, com a minha filha de 5 anos de idade e, após uma longa espera de horas, fomos recebidos por um prepotente doutor que nos falou mal e porcamente dizendo que não havia motivo para estarmos ali a prejudicar e a ocupar o lugar de crianças mesmo doentes, tudo isto, sem seque se dar o trabalho de pedir análises ou exames para confrontar com a sua “douta” opinião.

      assim, e uma vez que a médica da minha filha não tinha possibilidade de a consultar no particular, acabámos por ter de ir às urgências na cuf descobertas, onde pagámos um vapor bastante elevado, mas é a nossa filha, claro que pagamos o que pudermos e muitas vezes o que não pudermos, acontece que foi consultada e foram efectuadas análises e, a criança estava mesmo bastante doente e teve de ser medicada e ficar em casa durante mais de uma semana.

      e, é assim, estamos nas mãos destas prepotentes eminências pardas

  1. É de ter medo deste país pois anda tudo à TOA. Portugal está pior que o terceiro mundo, agora nem a saúde…e já são casos a mais. Depois andam a ajudar Angola não sei lá em que e os nossos casos a pagarem esses chorudos salários.

  2. Nada de novo.
    Eu próprio não morri porque fui ao privado.
    Rebentou-me o apendice, fui às urgencias de santa Maria em santo antonio dos cavaleiros e mandaram-me para casa.
    Passado uma semana de dores e injeções para as dores, lá fui à cuf descobertas onde fiquei logo internado.
    Resultado, apendicite aguda já peritonite, que me levou 30cm de intestino!

    O que interessa é o lucro e roubar o povo.
    Mas o povo gosta e reelege ladrões consagrados!
    Que orgulho ser Portugues….

      • Afinal o público está a fazer com que tenhamos que ir ao privado. Os portugueses que se cuidem senão qualquer dia o SNS para o qual tanto se desconta vai deixar de existir. Isto dos médicos trabalharem em simultâneo no público e no privado ocasiona estas situações…a bem do privado!

  3. Sr. João, ladrões consagrados são, com provas dadas, todos os que lá estiveram depois do 25 de Abril … que voto propõe aos portugueses na próxima oportunidade de o fazerem?

    • Claro, antes do 25 Abril era tudo perfeito e vivia-se no paraíso…
      Cada pessoa que ousa falar no “depois do 25 Abril” como se o antes fosse melhor, devia levar um tratamento à “antes de 25 Abril” para aprender a deixar de ser estúpido!!

  4. Se eu tivesse uma adolescente em casa com as queixas referidas, e numa segunda vez na urgência mandassem para casa sem exames, evidentemente que a levaria a uma consulta de neurologia. Nem sempre os Serviços de Urgência, tem acesso a exames especiais.

  5. Sr. ELE- O VERDADEIRO, o verdadeiro estúpido !!! que faz interpretações à sua maneira (ignorância pura) e pensa que é dono da verdade (analfabetismo) … Seja educado e desapareça do mapa sem dar nas vistas!

  6. Tive conhecimento que estes exames tinham sido proibidos nos Hospitais Públicos. Culpa da tão propalada crise. É caso para pensar que as administrações hospitalares e os médicos que acatam estas ordens põem a vida dos doentes em perigo de vida.

    • Esta enganada no seu conhecimento tacs e ressonâncias fazem se aos pontapés nos hospitais públicos, nalguns casos, e a meu e a meu ver, demais. A história clínica bem feita pode valer mais que muitas tacs
      É claro que no caso em apreço e se, se confirmar as notícias poderá ter havido mau acompanhamento. Já agora onde poderá haver mais restrições nos pedidos de determinados exames é no centro de saúde e passados pelos médicos de família.
      Só mais uma coisa muitas vezes estas notícias são apoiadas pelos hospitais privados para por e descrédito o hospital público. Nós fazemos as críticas que são produzidas aqui mas esquecemos nos de muitos amigos e familiares que são bem tratados no publico

  7. Há pessoas formadas neste país ainda com aquela ideia primitiva de que uma vez formados estão acima de tudo e todos e o problema é que a justiça não os pune devidamente pois também ela já foi elaborada por cabeças com a mesma demência moral e sempre elaborada com vários atalhos de escape caso aconteça algo de mais grave, ainda estamos neste ponto bem afastados da Europa desenvolvida!.

  8. Sr. ELE-O VERDADEIRO, A rolha parece que lhe serviu na perfeição! É o que acontece a quem quer parecer o que não é … cumprimentos e até nunca mais! 🙂

  9. e isto meus srs e portugal quem tera certificado estes srs drs? sera que copiaram os testes na faculdade 3 anos num sofrimento quantos mais vai ser para julgarem estes encacitados medicos infelizmente conheci um caso em coimbra em que o sr foi operado ao estômago passado um mês começou a chimo um dia sentiu-se muito mal eu por acaso tinha estado em casa dele nesse dia preicisava de certo exame dirigiu-se ao I P O e resposta não se pode fazer nada que a sra dra esta de ferias e so regressa para a semana resultado final: o sr ja não precisou de assistência MORREU por falta de assistência mas infelizmente quantos casos não
    acontecem a culpa e dos doentes porque teem o mal mas pagou para esses incompetentes receberem um canudo porca miseria

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.