/

104 mortos em duas violentas explosões na cidade chinesa de Tianjin

STR CHINA OUT / EPA

-

Duas violentas explosões ocorridas num armazém da zona portuária de Tianjin, no Norte da China, esta quarta-feira à noite, causaram pelo menos 104 mortos

O jornal Notícias de Pequim indicou que 700 pessoas feridas deram entrada num hospital, citando igualmente um funcionário de um outro hospital que diz que é impossível contar os doentes que chegaram depois da explosão.

Nas horas que se seguiram às duas explosões registaram-se reacendimentos e deflagrações junto ao porto daquela cidade do norte da China.

A onda de explosões chegou a sentir-se a dez quilómetros de distância. Relatos de testemunhos indicam destruição de janelas e edifícios sacudidos, tendo mesmo sido evacuados.

Embora o subdirector de segurança laboral de Tianjin, Gao Huaiyou, tenha dito que a origem das explosões esteja por identificar, a polícia chinesa dá conta do armazenamento de produtos químicos altamente tóxicos na zona da explosão, de acordo com o portal The Paper.

Os residentes na zona onde ocorreram as duas explosões foram evacuados, por receios relacionados com a propagação de químicos, informou a agência oficial Xinhua.

A polícia começou a retirar moradores da zona afectada depois de cianeto de sódio ter sido encontrado no local.

O cianeto de sódio é potencialmente letal quando ingerido ou inalado. Terão sido encontradas no local 700 toneladas deste material.

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilómetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.