/

1% dos portugueses têm 21% da riqueza do país

2

Nicolas Fleury / Flickr

Um estudo sobre a distribuição da riqueza em Portugal conclui que há 1% de portugueses muito ricos. Esta pequena percentagem de pessoas será detentora de 21% da riqueza do país.

Um estudo levado a cabo pelo jornalista da Rádio Renascença Paulo Ribeiro Pinto, no âmbito da sua tese de mestrado em Economia e Políticas Públicas do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), concluiu que um quinto da riqueza nacional está nas mãos de um centésimo dos portugueses.

“Uma pequena parte da população portuguesa detém muita riqueza, muito património. Essa pequena parte – 1% – detém mais de 21% da riqueza líquida das famílias”, explica Paulo Ribeiro Pinto à RR.

“Não é que isso esteja fora da média da União Europeia, por exemplo, mas a questão é perceber se essa média é a média que nós, enquanto sociedade, gostaríamos que fosse”, acrescenta o jornalista.

Paulo Ribeiro Pinto alega que o seu estudo é “o mais completo” jamais feito sobre a distribuição da riqueza em Portugal.

O jornalista demorou oito meses a recolher todos os dados estatísticos tratados, baseando-se no Inquérito à Situação Financeira das Famílias feito pelo Banco Central Europeu e que inclui informações sobre os anos 2009 e 2010.

Desta tese de mestrado é pertinente ainda sublinhar a conclusão de que a riqueza desta pequena parte dos portugueses resulta, maioritariamente, dos rendimentos do trabalho. Todavia, há casos onde isso não se verifica.

Há 118 mil pessoas em Portugal que detêm uma quantidade de riqueza muito grande, mas rendimentos muito baixos. Ou seja, há pessoas em Portugal que vivem dos rendimentos que não do trabalho. Vivem de rendimentos patrimoniais vários”, explica Paulo Ribeiro Pinto.

ZAP

2 Comments

  1. Ou seja, há 118 multimilionários em Portugal, que não produzem riqueza, não criam emprego e, provavelmente, fogem aos impostos, com offshore.
    E se 1% detém 21% da riqueza nacional, significa que as políticas dos sucessivos governos e, em particular do atual governo, estão erradas, …pois em tempos de crise, os super-ricos, enriqueceram ainda mais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.